IBDFAM na Mídia
Congresso homenageia mulheres com Diploma Bertha Lutz
04/03/2013 Fonte: Agência SenadoCinco mulheres com atuação em áreas como assistência social, direitos femininos, saúde e educação serão agraciadas pelo Senado Federal com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. A comenda será entregue em sessão solene do Congresso Nacional marcada para as 11h desta nesta quarta-feira (6), no Plenário do Senado.
As homenageadas na 12ª edição do diploma são a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), a educadora Adélia Moreira Pessoa, as ativistas Amabília Vilaronga de Pinho Almeida e Telma Dias Ayres e a missionária Luzia Santiago.
Veja a seguir mais detalhes sobre cada uma das indicadas:
ADÉLIA MOREIRA PESSOA
Uma história de vida pautada na defesa da cidadania está associada ao nome da indicada, nascida em São Gonçalo (MG), onde começou sua vida profissional como professora primária nos idos de 1968, na periferia de Belo Horizonte. Chegou em Aracaju em dezembro de 1973 e, disposta a recomeçar a vida profissional, no ano seguinte ingressou no curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Como conselheira federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), atuou como membro da Comissão de Acompanhamento da Constituinte e da Comissão do Ensino Jurídico. Desde 1999, atua na Diretoria Estadual do Instituto Brasileiro de Direito de Família, onde busca contribuir para a criação de novos paradigmas e valores, garantindo os direitos constitucionais do ser humano, em especial no âmbito familiar. De abril a dezembro de 2006 assumiu a direção da Escola de Gestão Penitenciária, da Secretaria de Estado de Justiça de Sergipe, realizando trabalho que se mostrou vitorioso ao definir a educação como elemento de valorização dos servidores, visando a um tratamento digno para os internos. Na luta em defesa da mulher e no enfrentamento da violência doméstica, Adélia Passos ministra cursos e palestras, organiza e participa de conferências e seminários.